DÚVIDAS FREQUENTES

O que é o Preço da Hora?

O Preço da Hora consiste em um sistema de consulta de preços de todos os produtos comercializados no estado da Paraíba. Utilizando informações obtidas diretamente das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) e os dados de localização do usuário, o Preço da Hora retorna uma lista dos estabelecimentos mais próximos, ordenados pelo menor preço e data de atualização. Desta forma, é possível saber em tempo real quais estabelecimentos praticam os menores preços para os produtos pesquisados.

Como posso utilizar o Preço da Hora?

É possível utilizar o Preço da Hora tanto pelo computador quanto pelo celular.

Como faço para baixar o aplicativo Preço da Hora para celular?

O usuário deve acessar o Google Play (para dispositivos Android) ou a App Store (para dispositivos iOS) e buscar pelo aplicativo Preço da Hora. Em seguida, basta fazer o download e aguardar a instalação no seu dispositivo.

Como faço para consultar o Preço da Hora pelo computador?

Basta acessar o site www.precodahora.pb.gov.br.

Como faço uma busca de preços de um produto específico?

Para realizar uma consulta, basta informar o nome, a marca ou o código GTIN (Número Global do Item Comercial) do produto.

Como as informações do Preço da Hora são obtidas?

Os dados são extraídos diretamente das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), emitidas por estabelecimentos comerciais do estado da Paraíba. A NFC-e é um documento eletrônico emitido sempre que uma venda é realizada. Desta forma, é possível ter acesso às informações instantâneas dos preços praticados em todo o estado.

Por que não encontro informações sobre o produto pesquisado?

Verifique se o nome do produto, a marca ou o código de barras estão digitados corretamente. Em alguns casos, é possível que um produto específico não tenha sido comercializado durante um determinado período e, portanto, não haverá registro nas NFC-e. Caso isso aconteça, utilize os filtros de pesquisa para aumentar o número de dias e/ou o raio de abrangência em que a busca é realizada.

Por que alguns itens são sugeridos antes de realizar a busca?

A sugestão de produtos ao consumidor é baseada na frequência em que itens semelhantes são comercializados no estado da Paraíba.

Todos os estabelecimentos estão cadastrados no Preço da Hora?

No estado da Paraíba, a NFC-e foi introduzida em fase experimental em julho de 2014 pela Portaria Nº 259/GSER/2014 e totalmente implementada nos estabelecimentos varejistas em janeiro de 2017. Portanto, todos os estabelecimentos ativos e que emitiram notas de produtos são utilizados para alimentar os dados do sistema Preço da Hora. São mais de 120 mil estabelecimentos cadastrados no estado da Paraíba.

Com que frequência os dados do Preço da Hora são atualizados?

Os dados utilizados pelo Preço da Hora são atualizados a cada 5 minutos. Este tempo refere-se a leitura, processamento e disponibilização dos dados no sistema.

Posso confiar nas informações apresentadas no Preço da Hora?

Sim. O Preço da Hora utiliza informações extraídas diretamente das NFC-e, documentos eletrônicos oficiais de registro das operações de venda ao consumidor final em todo o estado. Tais documentos são armazenados pela Secretaria da Fazenda da Paraíba (SEFAZ-PB).

É garantida a compra de um produto pelo preço apresentado no Preço da Hora?

Não. Cada empresa tem sua política de preços e está sujeita a variações ao longo do dia. Portanto, o Preço da Hora toma como referência as informações de preços baseadas em vendas passadas e não garante que este será o preço vigente nos estabelecimentos em vendas futuras.

Para quais municípios o Preço da Hora tem informações?

Para todos os municípios com estabelecimentos comerciais cadastrados na Secretaria da Fazenda da Paraíba (SEFAZ-PB).

Posso usar o Preço da Hora fora do Estado da Paraíba?

Sim. No entanto, as pesquisas realizadas fora do estado da Paraíba mostrarão os preços referentes ao município de João Pessoa.

Qual o raio de abrangência da consulta?

Por padrão, as consultas são realizadas nos estabelecimentos dentro de um raio de 10 km, a partir da localização do usuário. É possível expandir a área de consulta para um raio máximo de 30 km.

Por que os estabelecimentos encontrados não estão próximos a mim?

Caso o Preço da Hora não encontre os dados de localização do usuário, o sistema define como localização padrão o Centro de João Pessoa. Neste caso, apenas os estabelecimentos comerciais localizados dentro de um raio de 10km em relação a este ponto serão utilizados na pesquisa de preços.

Os meus dados de localização são compartilhados com outros usuários?

Não. Nenhum dado de histórico de buscas ou de localização do usuário é compartilhado pelo Preço da Hora. Os dados de localização são utilizados apenas como parâmetro de busca dos estabelecimentos mais próximos, baseado no raio de abrangência escolhido.

Quantos dias são utilizados pelo Preço da Hora para realizar as buscas de preços?

Por definição, os preços dos produtos são apresentados com defasagem de até 2 (dois) dias, a partir da data da pesquisa. No entanto, é possível filtrar para um intervalo de até 7 (sete) dias.

Como faço a pesquisa da minha lista de compras no Preço da Hora?

Ao cadastrar os itens na lista de compra do usuário, o sistema Preço da Hora busca qual estabelecimento fornece o menor preço em relação a todos os itens da lista.